C A- A A+

  0800 703 4545Atendimento 24 horas

FEBRE AMARELA

 

O que é?

A febre amarela é uma doença aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África.

Ela possui duas formas de transmissão, a primeira por meio de picada do mosquito Aedes Aegypti, o qual é encontrado em áreas urbanas, já a segunda ocorre com a picada de mosquitos de hábitos silvestres do gênero Haemagogus e S. cleropterius. No Brasil, a forma urbana da doença foi erradicada desde 1942.

Quais os sintomas?

Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (nas gengivas, no nariz, no estômago, no intestino e na urina).

Como se transmite?

A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe.

O que fazer em caso de suspeita?

Em casos de suspeita de febre amarela, é muito importante ir, rapidamente, a um pronto-socorro para fazer um exame de sangue e confirmar a presença do vírus. É também aconselhado não tomar nenhum medicamento em casa, pois pode conter substâncias que piorem os sintomas da doença.

Todos os casos de febre amarela devem ser sempre notificados para as autoridades sanitárias, pois podem evidenciar um surto da doença.

Como se proteger?

O ideal é tomar a vacina disponibilizada gratuitamente pela rede pública de saúde ou em clínicas particulares, mas para aqueles que não podem tomar o imunizante ou que estão no período de dez dias após a aplicação, a melhor forma de prevenção é evitar lugares nos quais possam ocorrer a picada do mosquito. Algumas formas de colocar isso em pratica são: usar repelente, evitar áreas silvestres (se possível), vestir roupas compridas e claras, usar mosqueteiro e telas, evitar perfume em áreas de mata e evitar o acúmulo de água parada que contribui com a proliferação de mosquitos.

A Fundação Assefaz não realiza a campanha de vacinação contra a febre amarela e a vacina não faz parte do rol de medicamentos de reembolso, por isso a recomendação é procurar o posto de saúde mais próximo.

Fonte com a adaptação:

https://www.tuasaude.com/sintomas-da-febre-amarela/?utm_source=onesignal_auto

https://veja.abril.com.br/saude/febre-amarela-as-principais-duvidas-sobre-a-doenca/