C A- A A+

  0800 703 4545Atendimento 24 horas

Novos preços de medicamentos - CMED

 

Novos preços de medicamentos são previstos pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – CMED 

A Lei Federal n.º 10.742, de 6/10/2003, estabelece normas de regulação do setor farmacêutico e cria a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – CMED, órgão responsável por disciplinar a publicidade dos medicamentos e definir as margens de comercialização para esses produtos.

De acordo com projeções realizadas pela CMED, o reajuste de preços de medicamentos para o ano de 2019 será de aproximadamente 4,45%.

Como era de se esperar, o aumento será pequeno, mas será importante para o setor varejista farmacêutico, que vem, ao longo dos anos, sofrendo fortes ajustes em seus custos gerais.

Visando defender os beneficiários de abusos, as duas unidades da Drogaria Vitabel (Asa Sul e Taguatinga) estão munidas com a lista de preços de medicamentos que podem ser praticados no DF e em outros estados, as quais estão à disposição de nossos clientes para consulta.

As unidades possuem, ainda, a Orientação Interpretativa nº 8, de 21/7/2017, da CMED, a qual dispõe que a publicação de preços superiores aos permitidos por este órgão, bem como a comercialização de medicamentos por preço superior ao divulgado em revistas especializadas de grande circulação são práticas consideradas abusivas e representam infração às normas de regulação. Regras que a Drogaria Vitabel cumpre fielmente, assim como as normas existentes no mercado e as orientação dos órgãos de fiscalização: Anvisa, Procon-DF E CRF-DF.

A título de informação, cita-se que a regulação dos preços de medicamentos possuem dois formatos. São eles:

  1. Medicamentos monitorados: nesta modalidade, a CMED determina o reajuste anual a ser aplicado no valor do Preço Fábrica - PF e no valor do Preço Máximo ao Consumidor - PMC e monitora o teto máximo praticado pelas indústrias.
  1. Medicamentos liberados: nesta modalidade, as indústrias podem aumentar a qualquer momento o PF – Preço Fábrica, mas devem obedecer a margem de comercialização prevista entre o PF – Preço Fábrica e o PMC – Preço Máximo ao Consumidor.

 É a Drogaria Vitabel informando e cuidando sempre de você!