C A- A A+

  0800 703 4545Atendimento 24 horas

Outubro Rosa: A Fundação Assefaz apoia essa causa

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de mama é um dos tipos mais comuns entre as mulheres no mundo, representando quase um terço de todos os casos da doença. No Brasil, estimativas do INCA apontam que neste ano quase 60.000 mulheres desenvolverão esse tipo de câncer.

E neste mês, em que o mundo todo promove ações de reforço ao controle e prevenção do câncer de mama, a Fundação Assefaz não só apoia, como também realizará diversas ações para incentivar a prevenção e o cuidado diário com a saúde da mulher.

Apesar de outubro concentrar a maior parte das ações de conscientização, o ideal é que as atividades tenham continuidade ao longo do ano e que as mulheres mantenham uma rotina saudável, sempre atentas aos sinais e sintomas do câncer de mama.

Diminua os riscos:

· Evite o consumo de bebida alcoólica;

· Pratique atividade física, de forma orientada e com habitualidade;

· Adote uma alimentação saudável, evitando o excesso de sal, açúcares e gorduras;

· Amamente;

· Evite o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal;

· Realize, pelo menos, uma consulta anual com o ginecologista;

· Realize os exames de rastreamento conforme solicitação médica.

Principais sintomas:

· Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;

· Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

· Alterações no bico do peito (mamilo);

· Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

· Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Sobre o Outubro Rosa:

Como símbolo da campanha, a cor rosa simboliza a luta contra o câncer de mama. Na década de 90, o movimento foi criado pela Fundação Susan G. Komen For The Cure nos Estados Unidos, onde vários Estados realizavam no mês de outubro ações isoladas com foco na prevenção e combate ao câncer de mama. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção e combate ao câncer de mama. Em 2008, a FEMAMA trouxe a campanha de forma organizada para o Brasil, iniciando uma série de ações pelo país em parceria com ONGs e empresas associadas.

Sobre o câncer de mama:

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Siba mais em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha-cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso2016.pdf

Fonte: INCA