C A- A A+

  0800 703 4545Atendimento 24 horas

Assefaz participa de palestra sobre Medicina de Precisão em Oncologia

 

O presidente da Fundação Assefaz, Pedro Clóvis Santaro Arake, participou, nesta quinta-feira, 10 de outubro de 2019, de palestra sobre Medicina de Precisão em Oncologia, promovida pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde – UNIDAS, com apoio da Bayer Brasil.

Ministrada pelo Dr. Fernando Costa Santini, médico do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, a palestra abordou o tema Medicina de Precisão, que é uma abordagem para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que leva em consideração as características individuais biológicas, genéticas, ambientais e estilo de vida de cada pessoa. A partir dela, médicos podem prever estratégias de prevenção e tratamento mais assertivos.

No contexto de câncer, a medicina de precisão geralmente se refere a intervenções com benefício esperado para um subgrupo de pacientes cujo o câncer apresente características moleculares ou celulares específicas, como alterações genéticas e padrões de expressão de proteínas.

Estudos sugerem que 30% a 49% dos pacientes com câncer que realizam testes genéticos possuem alguma alteração que pode ser tratada com terapias aprovadas ou em estudo clínico.

Explicando melhor, o teste genético indica a sugestão adequada de resistência ou suscetibilidade a determinado tipo de tratamento e medicamento, além de possibilitar uma agilidade na orientação clínica, com um resultado mais rápido e preciso.