C A- A A+

  0800 703 4545Atendimento 24 horas

Novembro Azul: a Fundação Assefaz apoia essa causa

 

Para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, novembro foi o mês escolhido para fortalecer a campanha de combate à doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens. Cerca de 60 mil casos são diagnosticados todos os anos no país, sendo que três quartos deles acontecem em pessoas com mais de 65 anos de idade.

A campanha Novembro Azul, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, nasceu com principal objetivo de abordar a prevenção do câncer de próstata junto à população masculina e tornar o homem mais consciente, alertando para alguns preconceitos que podem trazer diversos riscos à saúde. O intuito é promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao serviço de saúde.

Em fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa e pode não apresentar nenhum sintoma, por isso, o diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento da doença. Ter um médico de confiança, que já conheça o histórico de saúde da família influencia positivamente na efetividade da prevenção.

Abaixo, algumas recomendações:

Cuide-se:

· Evite o consumo de bebida alcoólica;

· Pratique atividade física, de forma orientada e com habitualidade;

· Adote uma alimentação saudável, evitando excesso de sal, açúcares e gorduras.

Diminua os riscos:

· Mantenha-se dentro do peso recomendado para sua altura e idade;

· Evite exposição a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

Sintomas:

· Em alguns pacientes, os sintomas são semelhantes ao do crescimento benigno da próstata:

  •  Dificuldade de urinar;
  •  Diminuição do jato de urina;
  •  Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
  •  Sangue na urina.

· Em fase avançada, o câncer de próstata pode apresentar:

  •  Dor óssea;
  •  Sintomas urinários;
  •  Infecção generalizada;
  •  Insuficiência renal.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca)