C A- A A+

  0800 703 4545Atendimento 24 horas

Fundação Assefaz investe em Governança Corporativa

 

 

A Fundação Assefaz realizou no último dia 28 de janeiro de 2020, em Brasília, um curso de Governança Corporativa aplicada à Operadoras de Saúde Suplementar, com público-alvo formado pelos diretores, conselheiros e gestores da Fundação.

Preocupada com uma gestão pautada na ética, na integridade e na transparência, a Fundação Assefaz iniciou a implantação da Governança Corporativa em 2018 e vem evoluindo a passos largos. Além da criação de um Comitê de Governança Corporativa, em 2019 a Fundação Assefaz também realizou a contratação de profissionais especializados para coordenar os projetos de Governança Corporativa, com ênfase em controles internos, gestão de riscos e compliance.

“Tudo na Governança Corporativa se inicia através do mapeamento de processos das áreas, e nós já estamos iniciando este trabalho na Fundação Assefaz, além disso, também criamos novas políticas para embasar e direcionar todo o trabalho de Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Compliance”, afirma o Assessor Estratégico da Assefaz, Luiz Cláudio da Silva Sales, responsável pela coordenação e implantação do programa na instituição.

Além de buscar uma atuação cada vez mais focada em valores éticos, com a implantação da Governança Corporativa, a Assefaz também está atendendo as exigências da RN 443/2019, criada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a qual prevê a redução dos fatores de capitais as operadoras que comprovarem a adoção de práticas mínimas em Governança e Compliance.

No que diz respeito à saúde suplementar, a Governança Corporativa é a aplicação da gestão de controles internos, da gestão de riscos e da organização do poder de controle e direção, sendo a finalidade principal a solvência do negócio. A Governança Corporativa também visa assegurar que os interesses dos administradores estejam alinhados aos interesses dos beneficiários, assegurando que os processos e as estratégias sejam corretamente seguidos e promovendo uma cultura de prestação de contas na organização.

Presente no curso, a Presidente do Conselho de Administração da Fundação Assefaz, Gildenora Milhomem falou sobre o momento que a instituição está passando. “A Assefaz está virando uma página, estamos chegando ao final de uma batalha e a coroação é a implantação da Governança Corporativa. Mas para isso precisamos de todos juntos, unidos, entendendo este momento como um grande desafio que trará muitos benefícios e manterá a excelência da Fundação no mercado de saúde suplementar, principalmente no que diz respeito aos nossos valores éticos e a nossa integridade”, disse Gildenora.