Como se Previner a Gripe

Evitar as mudanças bruscas de temperatura

O corpo não reage bem às mudanças bruscas de temperatura e por isso o ideal é fazer com que isso aconteça menos vezes. Assim, se você está achando que está muito calor lá fora e deseja ligar o ar-condicionado dentro de casa ou no trabalho, não precisa deixar numa temperatura tão baixa que seja preciso colocar um casaco. Opte por uma temperatura que seja mais confortável e garanta que o filtro do ar-condicionado é limpo, pelo menos 1 vez ao ano porque é ali que os micro-organismos se multiplicam e facilmente se espalham por toda a sala.

Investir na vitamina C

Os alimentos ricos em vitamina C fortalecem o sistema imune e ajudam a evitar a gripe e o resfriado. Mas além disso, também é importante ter uma alimentação saudável, consumindo menos alimentos gordurosos e mais alimentos cheios de vitaminas e minerais. Uma boa estratégia é comer 2 frutas por dia, todos os dias e sempre comer uma salada ou uma sopa antes do prato principal.

Tomar a vacina da gripe

A vacina da gripe muda todos os anos, e apesar de ser mais indicada para crianças, idosos e pessoas que possuem algum problema cardíaco ou respiratório, qualquer pessoa pode tomar a vacina da gripe na farmácia, ficando mais protegido contra essa doença.



Não deixar a roupa molhada secar no corpo

Se você acabou se molhando na chuva e ficou com a roupa toda molhada ou mesmo úmida, é preciso trocar de roupa, vestindo algo limpo, seco e quentinho. Caso contrário será uma porta aberta para a gripe se instalar. Você também pode tomar um chá morno para aquecer a garganta, evitando assim a tosse. Adicionar uma colher de mel no chá também poderá ajudar a aumentar a funcionalidade do chá, além de adicionar minerais importantes para se proteger.

Lavar as Mãos

Lave frequentemente as mãos, essa é uma das medidas mais importantes para impedir a propagação de doenças. A higienização adequada das mãos pode impedir que você fique doente e também é capaz de interromper a transmissão de infecções virais, bacterianas e parasitárias para outras pessoas. Grande parte das infecções comuns, tais como resfriados e gripes são transmitidos habitualmente por mãos contaminadas. Procure, também, sempre levar um álcool gel com você para eliminar os germes sem precisar de sabonete e água ao sair de casa.

Evitar locais fechados

Apesar de ser especialmente indicado não permanecer no mesmo local fechado com uma pessoa que está com gripe ou resfriado, esse cuidado também vale para quem não tem ninguém por perto doente. Por isso em épocas de epidemia e quando o clima estiver mudando, evite ficar nesses locais. Se você trabalha num escritório todo fechado, experimente deixar um pouco a porta ou a janela aberta para promover a circulação do ar, porque assim os fungos, vírus e bactérias tem menos chance de se multiplicar.



Evitar o contato com pessoas gripadas

Se você esteve perto de alguém que esteja resfriado ou em um espaço público movimentado, evite tocar os olhos e o nariz antes de lavar bem as mãos.

Investir em higiene

Ao tossir ou espirrar, proteja a boca e o nariz com lenços.

Beber bastante líquido

Beber bastante líquido (água, chá e sucos) é fundamental para ajudar o organismo a combater a infecção.A ingestão de líquido facilita ainda a eliminação da secreção que entope o nariz e deixa o pulmão carregado.