Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o www.assefaz.org.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies.
Para ter mais informações como isso é feito, acesse o aviso de privacidade.
- Assefaz ce...
Assefaz celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Data da publicação: 02/04/2025.

Data propõe orientar sobre os direitos das pessoas no espectro e reforçar acolhimento
O Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril, tem como objetivo promover conhecimento sobre o espectro autista, além de conscientizar sobre os direitos das pessoas com essa condição.
A data, criada pela ONU, destaca as necessidades da população no espectro e reforça a importância dos suportes terapêuticos, que podem proporcionar mais autonomia e qualidade de vida. Esse acompanhamento é realizado por diversos especialistas, de forma integrada e com o acolhimento necessário.
E de acolhimento a Assefaz entende! A nossa instituição disponibiliza diversos serviços pensados não apenas no tratamento de sintomas, mas na promoção de saúde integral.
Médicos de família, psicólogos e fisioterapeutas nas Clínicas Assefaz no DF, RJ, SP, MA e BA;
Telessaúde com psicologia, fonoaudiologia e outras especialidades de saúde, sem coparticipação para todos os planos;
Rede credenciada de excelência em todo o país.
Além disso, em nossas redes sociais buscamos também transmitir conteúdos educativos sobre pautas importantes para nós, e que estão presentes no nosso calendário de ações de saúde junto aos órgãos conveniados. Conte conosco em todos os momentos!
Saiba mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O autismo é uma condição que envolve características neurodiversas, como padrões diferentes de desenvolvimento, comportamentos repetitivos e dificuldades na comunicação e na interação social.
O diagnóstico é realizado por um especialista, como neurologistas ou psiquiatras. Geralmente, os sinais se tornam mais evidentes entre os 2 e 3 anos de idade. No entanto, o diagnóstico também pode vir na fase adulta, comum nos casos “autismo de grau leve”, embora exija uma avaliação aprofundada. Para isso, uma equipe transdisciplinar pode auxiliar no processo.
Mais do que um diagnóstico, o autismo é uma manifestação da variedade humana. Cada indivíduo possui seus próprios talentos, dificuldades e visões, que contribuem para uma sociedade plural.
Ouça as vozes e experiências das pessoas no espectro, respeite suas necessidades individuais e combata preconceitos. Juntos podemos incentivar mudanças importantes!