Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o www.assefaz.org.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies.
Para ter mais informações como isso é feito, acesse o aviso de privacidade.
- Assefaz la...
Assefaz lança Programa de Integridade na abertura do 4º EGG, em Brasília
O encontro reúne lideranças regionais para revisar entregas e alinhar estratégias para 2026
Data da publicação: 24/11/2025.

O primeiro dia do 4º Encontro de Governança e Gestão da Assefaz, realizado em 24 de novembro de 2025, em Brasília, foi marcado pelo lançamento oficial do Programa de Integridade da Fundação, o IntegriFaz, além da apresentação de avaliações estratégicas que consolidam a preparação para as diretrizes de 2026. A programação reuniu gestores nacionais e regionais, diretoria-executiva e membros do Conselho Deliberativo.
A abertura foi conduzida pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Claudino que revisitou o planejamento de 2025. Para Claudino, o encontro permite reavaliar o que foi executado, validar pontos que permanecem sólidos e ajustar aquilo que ainda demanda revisão.
Na sequência, a Diretora-Presidente, Gildenora Dantas, apresentou avanços obtidos desde 2022 e reforçou a importância de fortalecer a governança da Assefaz. Ela destacou que, mesmo diante de desafios crescentes na área da saúde, a Fundação manteve rumo e metas claras, promovendo ajustes estruturais que incluíram redesenho de processos, identificação de gargalos e a implementação de soluções de inteligência artificial. Segundo ela, “o que está sendo feito agora será determinante para o direcionamento de 2026”.
A Assessora de Comunicação, Alice Oliveira, apresentou a identidade visual do encontro, explicando que a cada edição o desafio é traduzir a essência do evento em uma linguagem visual alinhada ao momento institucional. O design de 2025 foi construído a partir de fragmentos de diamante, simbolizando o processo contínuo de lapidação que reflete a fase atual da Fundação. Alice afirmou que ver o slogan, os vídeos e os uniformes ganhando forma “é a concretização de um trabalho coletivo que envolve diversas áreas”.
IntegriFaz
O destaque do dia foi o lançamento do IntegriFaz, novo Programa de Integridade da Fundação. Em sua fala, Gildenora ressaltou que o programa não é apenas um instrumento administrativo, mas um compromisso ético que nasce da essência da Assefaz.
Ela afirmou que conformidade é atitude e consiste em agir corretamente mesmo quando não há público ou reconhecimento. A diretora destacou ainda que o programa já nasce “sólido, maduro e alinhado às melhores práticas do país”, fruto de trabalho conjunto, escuta e cooperação. Ela agradeceu às equipes envolvidas, que, segundo ela, “vestiram a camisa da integridade e tornaram o lançamento possível”.
A formalização do lançamento ocorreu com a assinatura do Termo de Compromisso de Integridade, incluindo a participação oficial de Marlon Barbosa, que é o coordenador do Comitê de Ética, Conduta e Integridade. O ato simbolizou a consolidação do IntegriFaz e reafirmou o compromisso da Assefaz com práticas éticas, transparência e governança responsável.
Ainda pela manhã, a advogada da União, Dra. Michelini Forte, apresentou dados, tendências e análises sobre integridade no setor público. Ela reforçou que uma cultura ética não se limita a normas ou documentos, mas deve ser exercida diariamente e integrada a todas as esferas da atuação institucional. Na oportunidade ela parabenizou os avanços obtidos pela Fundação Assefaz, que se torna um benchmarking de instituição privada que pratica governança, ética e integridade.
Excelência na gestão, governança corporativa e conformidade
À tarde, os diretores e participantes debateram sobre as realizações e desafios enfrentados em 2025 em uma roda de conversa, dividida em quatro blocos temáticos.
O primeiro abordou elementos essenciais para a boa governança e conformidade. Júnia França, Diretora Administrativo-Financeira da Assefaz, destacou o engajamento da equipe: “Foi um ano de muitos desafios, em que fomos testados a fazer muito mais com poucos recursos”. Ela ressaltou que a gestão conseguiu controlar as despesas administrativas e obteve resultados significativos. “Eu fiquei impressionada com tantas realizações. Nunca vi uma equipe tão engajada como a nossa”, afirmou.
O Diretor Social, Pedro Arake, abordou a administração de recursos na área social. “Agradeço o comprometimento de todos os nossos gerentes regionais. Hoje podemos falar em sustentabilidade social”, disse.
Posteriormente, foram destacados os aprimoramentos realizados na gestão da saúde, tanto com a melhora da administração de internações, quanto com a normatização dos programas cadastrados junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
No fim do bloco, a Diretoria-Executiva celebrou a conquista pela segunda vez consecutiva do selo Great Place to Work (GPTW), com 63% de participação dos colaboradores, número superior ao do ano anterior. A Diretora-Presidente, Gildenora Dantas, entende que o clima organizacional cultivado é fruto de um trabalho conjunto.
Transformação digital, tecnológica e inovação operacional
O segundo bloco focou em transformação digital, tecnológica e inovação operacional na Fundação Assefaz.
Pedro Arake salientou a implementação dos cursos a distância na diretoria social, abrangendo desde gestão de resíduos até trilha de conhecimento em hotelaria. “A mudança proporciona melhorias para os colaboradores e aumenta a capacidade de atuar com autonomia e foco na satisfação do usuário.”, assegurou.
A Diretora-Presidente, Gildenora Dantas, lembrou como a instituição prezou pela proteção de dados e pelo plano de respostas incidentes. A resolução n° 623 da ANS se mostrou um desafio, porém agora superado, já que a Assefaz implementou um único canal de recebimento de demandas dos usuários.
Na área da saúde, a maior inovação foi a implantação da Inteligência Artificial (IA). O sistema foi desenvolvido para analisar contas médicas, objetivando evitar duplicidades, fraudes e aplicação de glosas técnicas adequadas. A efetividade da IA garante que essas glosas sejam mais precisas, reduzindo recursos e contestações.
Atendimento ao beneficiário, experiência do cliente e expansão institucional
O terceiro bloco tratou da experiência do beneficiário e da expansão da Assefaz. Gildenora Dantas pontuou que a Gerência Nacional de Negócios ampliou as pesquisas de satisfação realizadas por meio do WhatsApp. A Ascom também registrou maior alcance e engajamento em seus produtos.
No eixo da expansão institucional, o plano de saúde Jade, contabilizou mais de mil vidas, consolidando-se como um dos produtos de maior sucesso.
Na área de regulação de contas médicas, a Fundação expandiu a disponibilização de informações assistenciais, fortalecendo a autonomia do beneficiário.
Sustentabilidade, infraestrutura, patrimônio e eficiência administrativa
O dia se encerrou com uma análise sobre sustentabilidade financeira, racionalização dos custos, logística e gestão operacional.
Foram apresentadas propostas para ampliar a rede credenciada, criar novos pacotes de serviços médico-hospitalares e adotar modelos de remuneração que reduzam despesas em diferentes áreas. O planejamento também inclui a busca de parceiros e prestadores dispostos a renegociar valores, garantindo resultados mais eficientes.
A Fundação segue debatendo propostas de melhoria para o próximo ano até o encerramento do encontro, em 26 de novembro.
Confira dos registros!