Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o www.assefaz.org.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies.
Para ter mais informações como isso é feito, acesse o aviso de privacidade.
- Dia Mundia...
Dia Mundial do Sono: um alerta para a importância de uma noite bem dormida
Confira algumas dicas para melhorar a qualidade do sono
Data da publicação: 14/03/2025.

Dormir bem e acordar descansado pode ser um desafio para algumas pessoas, seja pela falta de tempo em meio a correria do dia a dia ou por hábitos da vida moderna, como o uso excessivo de tecnologias. Por isso, a comunidade médica internacional definiu o dia 14 de março como o Dia Mundial do Sono. A campanha busca propagar a importância da qualidade de uma noite bem dormida e a prevenção de distúrbios associados.
A necessidade de sono de cada pessoa é variável, mas a tendência é que com o passar dos anos o tempo de repouso diminua. Um recém-nascido precisa de 14 a 17 horas de sono por dia, já um adulto necessita em média de 7 a 9 horas, enquanto um idoso está na faixa de 7 a 8 horas.
Infelizmente, essa não é a realidade para a maioria dos brasileiros. De acordo com estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono, entre elas, a insônia.
Por isso, neste Dia Mundial do Sono, a Fundação Assefaz traz algumas dicas dehábitos saudáveis a serem mantidos, a fim melhorar as suas noites descanso:
- Mantenha uma rotina regular;
- Evite usar telas/eletrônicos 1 a 2 horas antes de dormir;
- Evite alimentação pesada próximo ao horário de se deitar;
- Pratique exercícios físicos com constância.
O sono de má qualidade interfere em todas as áreas da vida de uma pessoa, podendo prejudicar a memória, aumentar o risco de problemas cardíacos, causar variações de humor, reduzir o estado de alerta e comprometer a saúde mental.
Fique de olho em alguns distúrbios do sono que podem estar atrapalhando a qualidade do seu descanso:
Ronco: pode estar associado a outras doenças e não é considerado normal, deve ser consultado com um médico especialista;
Apneia do sono: acontece quando a respiração é interrompida por segundos durante o sono, pode ser agravada por fatores como obesidade, problemas respiratório e excesso de tabagismo;
Insônia: é considerada crônica quando persiste por mais de três vezes na semana, durante ao menos 3 meses.
Através das Clínicas Assefaz você consegue realizar um acompanhamento médico integral, com profissionais especializados. Conte também com a nossa rede credenciada para diagnóstico e tratamento de problemas que estejam impactando no seu sono.
E lembre-se, prevenção é sempre o melhor caminho! Não deixe a saúde do seu sono para depois, ela é imprescindível para uma boa qualidade de vida.