Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o www.assefaz.org.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies.
Para ter mais informações como isso é feito, acesse o aviso de privacidade.
- Fique de o...
Fique de olho na diferença entre os sintomas de Covid-19, H1N1 e Dengue
Assefaz reforça importância da vacinação e traz orientações sobre essas doenças
Data da publicação: 10/09/2025.

A Assefaz realiza um alerta para a alta dos casos de Covid-19 no Brasil, com crescimento nas últimas dez semanas de referência, segundo a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).
O índice de positividade para a Covid-19 alcançou 13,2%, o maior registrado desde março. Além disso, outras doenças, como H1N1 e dengue, podem ser confundidas por possuírem manifestações semelhantes.
A Fundação reforça que a vacina segue necessária tanto para o Coronavírus quanto para as demais doenças, sendo a forma mais efetiva para evitar quadros graves.
Saiba diferenciar os sintomas:
🦠 SARS-CoV-2: os principais sintomas da Covid-19 são tosse, perda de olfato e paladar, febre, falta de ar e dores musculares. Caracteriza-se pelos sintomas respiratórios que podem evoluir progressivamente. Ao confirmar o diagnóstico, é importante seguir em isolamento, que, segundo o Ministério da Saúde, tem o tempo mínimo de cinco dias.
🤧 H1N1: os sinais da enfermidade são febre, dor de garganta e no corpo e tosse, acompanhada de secreção. Diferentemente da Covid-19, o início é mais súbito e, em seguida, os sintomas tendem a amenizar.
🦟 Dengue: o quadro clínico envolve febre, dor intensa no corpo e atrás dos olhos, acrescido de náuseas e vômitos. Em alguns casos podem surgir manchas vermelhas na pele. A diferença chave é que não afeta as vias respiratórias.
Em todos os cenários, em caso de agravamento de sintomas, é preciso procurar um médico.
A Assefaz possui uma ampla rede credenciada para atender seus beneficiários. Além disso, é possível buscar auxílio em uma das nossas clínicas próprias de Atenção Primária à Saúde (APS) ou pelo serviço de Telessaúde, uma alternativa recomendada especialmente para quem está em isolamento.
Conte conosco!