Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o www.assefaz.org.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies.
Para ter mais informações como isso é feito, acesse o aviso de privacidade.
- Janeiro Br...
Janeiro Branco: Assefaz promove manhã voltada à saúde mental dos colaboradores
A agenda contou com dicas e dinâmicas que envolveram colaboradores da Fundação em todo o país
Data da publicação: 21/01/2025.

Janeiro é simbolicamente um mês de recomeços, carregado de oportunidades para rever conceitos e traçar novas rotas. Com essa ideia, a Fundação Assefaz promoveu na manhã de hoje (21) uma programação voltada à campanha Janeiro Branco, que trata sobre saúde mental. O momento foi conduzido pela Coordenação de Promoção e Prevenção com o apoio da Ecofaz.
A Diretora-Presidente, Gildenora Dantas, falou sobre a preocupação com o acolhimento não só dos beneficiários, mas também dos colaboradores. “Momentos como esse são importantes para quebrar tabus. Todos nós precisamos de ajuda, seja em maior ou menor grau. Como colegas de trabalho, nos cabe estar atentos aos sinais que podem se manifestar em quem está por perto. O acolhimento precisa ser praticado diariamente”, destacou a dirigente.
“Aproveito para conclamar em nome da Diretoria-Executiva que esse tema não seja tratado só em janeiro. Vamos criar um grande movimento de escuta e acolhimento. Para ajudar nesse processo, a Assefaz dispõe de diversos recursos, como o serviço de psicologia virtual da Telessaúde, o atendimento psicológico das clínicas de atenção primária (APS) e os grupos de convivência do Espaço Viva Saúde, aqui em Brasília”, registrou.
A agenda contou com apresentações de três profissionais: Tayssa Almeida, fisioterapeuta, diretora e sócia da Espaço Physio, responsável pelo Espaço Assefaz Viva Saúde; dra. Fernanda Colavolpe, médica de família e comunidade da Clínica Assefaz com time de saúde Sírio-Libanês; e dra. Jurema Braga, neuropsicóloga parceira da Fundação. As especialistas compartilharam dicas e promoveram dinâmicas com os colaboradores em âmbito nacional, presencialmente na sede, em Brasília/DF, e com transmissão online para as outras localidades.
“Nós vivemos através dos cinco sentidos (olfato, visão, audição, tato e paladar), porém temos pouca consciência deles. Quando se fala em saúde mental, precisamos estar atentos para ver, ouvir, falar, abraçar... A prática da meditação nos ajuda a manter a tranquilidade, além de foco e ânimo para alcançar o equilíbrio”, aconselhou Tayssa.
A médica de família, dra. Fernanda Colavolpe, complementou: “diversos fatores interferem em nossa qualidade de vida. É necessário incorporar algumas práticas na rotina, como atividade física, alimentação equilibrada, tempo de descanso e conexões sociais. Isso tudo ajuda a aliviar momentos de estresse na vida pessoal e no trabalho”. “Vivemos um momento de aceleração muito grande. As pessoas estão exaustas, muitas vezes excedendo os limites físicos e mentais. Olhar para si mesmo com carinho é um passo importante”, reforçou a neuropsicóloga Jurema Braga.
No encerramento, o Gerente Nacional de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Márcio Vieira, anunciou que a Fundação está desenvolvendo um programa de qualidade de vida para os empregados, dentro das iniciativas ESG. “A Assefaz está engajada nessa causa. É uma prioridade nossa cuidar do corpo funcional”, declarou.
Na oportunidade, a Coordenadora de Promoção e Prevenção, Weslaine Chaves, apresentou a equipe de concierges, disponível para auxiliar no agendamento de consultas nas Clínicas Assefaz ou na rede credenciada, e convidou os colaboradores a promoverem o autocuidado.