Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o www.assefaz.org.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse o aviso de privacidade.

Assefaz reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das hepatites virais

Data da publicação: 01/07/2025.

Assefaz reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das hepatites virais

Entenda sobre os tipos da doença e como se proteger

Em julho é relembrada a importância da prevenção e diagnóstico da hepatite, doença que acomete o fígado e pode ocorrer de forma viral, pelo abuso de substância tóxicas, por doenças genéticas e autoimunes e até mesmo via transmissão sexual.

O diagnóstico é simples e feito por meio de exames de sangue e testes complementares como de função hepática, análise de imagem e biópsia do fígado.

Os principais sintomas são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Tipos de Hepatites

Existem cinco tipos de hepatite: A, B, C, D e E.

As do tipo A e E são transmitidas pela água e alimentos contaminados, e normalmente são combatidas naturalmente pelo corpo. Basta descansar, se hidratar e se alimentar corretamente.

Já as hepatites B e C podem ser propagadas por fluidos corporais e o tratamento acontece com a ajuda de medicações.

Por fim, a hepatite D, ou Delta, é a forma mais grave da enfermidade, e ocorre após a infecção com o tipo B. Nos casos mais delicados, exige-se o transplante de fígado.

Como prevenir?

A melhor forma de prevenção é recorrendo às vacinas, disponíveis no SUS. Além disso, é necessário higienizar sempre os alimentos, lavar as mãos com frequência, evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, usar preservativos durante as relações sexuais e realizar check-ups anuais. Esses cuidados ajudam a reduzir os riscos de contágio.

A precaução deve ser redobrada para pessoas que não se imunizaram com a vacina, que possuem mais de 40 anos e tiveram contato com a hepatite C.

Conte com a Assefaz na prevenção e no tratamento das hepatites virais, através das Clínicas Assefaz, o serviço de Telessaúde e uma rede credenciada de excelência.

Institucional

    Nossos Planos

      Assefaz Saúde

        Assefaz Social

          Governança Corporativa

            Fale Conosco

              Atendimento 24 horas
              Whatsapp

              GPTWUnidas
              AssefazAnsCódigo Ans